sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Finger Food "comida para comer com as mãos"

Pode parecer engraçado, mas uma das maiores tendências da gastronomia atual começou com a atriz inglesa Joan Collins. A atriz começou a exigir que todas as comidas em seu camarim fossem servidas em pequenas porções, para que pudesse comer sem talheres, usando os dedos. E o motivo disso? Ela não queria borrar o batom!
                 

Em inglês, Finger Food significa “comida para comer com as mãos”, e é exatamente isso que elas são: deliciosos petiscos, canapés ou até mesmo miniaturas de receitas mais sofisticadas, feitas para comer com as pontas dos dedos, sem usar talheres, é prático, informal e permite que as pessoas comam de pé.

Os “pratos” são geralmente servidos dentro de leguminhos, colherezinhas, copinhos, palitinhos dentre outros diminutivos, que são a base para este tipo de cardápio. Além de servirem como recipiente, estes ingredientes agregam mais sabor e deixam as receitas com um visual lindo!
                      

O Finger Food entrou de vez no Brasil, e promete ficar, está entrando cada vez mais nas opções de festas, happy hours, brunchs, casamentos ou qualquer outro tipo de encontro onde não é possível que todos os convidados fiquem sentados a mesa ou quando o clima é mais descontraído. Além do toque de modernidade, esse tipo de comida simplifica, reduz o custo do buffet e torna o ambiente mais informal. Ou seja, é uma excelente forma de receber seus convidados em grande estilo e sem quebrar as regras de etiqueta, hoje tornou-se uma ótima opção para todos os tipos de comemorações.

Outra vantagem do conceito é a possibilidade de oferecer vários sabores em uma só refeição. Como os pratos são transformados em pequenas porções, podemos usar ainda mais a criatividade!
                      
Dependendo do design escolhido e o clima que o evento terá. pode ser servindo inclusive como decoração.

Fonte: Blog do Chef
Fotos: Colarinho Vermelho


Quando estava fazendo essa pesquisa, me enchi de inspiração e fiz esses palitinhos para usar nos finger foods. Gostaram?
Até que ficou bonitinho, os próximos vou fazer coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Deixe as suas e leve as minhas experiências culinárias, comente, dê feedbacks.